top of page

Óculos de Inteligência Artificial Revolucionam Procedimentos Cardíacos no Reino Unido


Os óculos de inteligência artificial estão sendo usados em um hospital para ajudar a reduzir as listas de espera para procedimentos cardíacos. A equipe do Hospital Basildon utiliza óculos de inteligência artificial para se conectar com especialistas remotamente.

O hospital é o primeiro no Reino Unido a utilizar o sistema durante a substituição de válvulas cardíacas defeituosas. A irmã Sindhu Thomas disse: "É muito claro. Posso ver as imagens que estão enviando e perguntar sobre qualquer coisa que precise de explicação".

"Tecnologia de ponta reduz tempos de espera e aprimora oportunidades de treinamento"

O Basildon é o primeiro hospital do Reino Unido a usar os óculos de inteligência artificial para procedimentos de implante de válvula aórtica transcateter (TAVI), que substituem válvulas cardíacas doentes.

Os óculos compartilham vídeo e áudio ao vivo com especialistas do setor - baseados em Hemel Hempstead e, às vezes, no exterior - que podem dar zoom em peças de equipamentos médicos e fornecer orientações antes e durante a cirurgia. A equipe recebe ajuda passo a passo dos especialistas do setor que podem ver exatamente o que está acontecendo na sala de cirurgia.

Soluções tecnológicas

O cardiologista Dr. Christopher Cook disse que os óculos também permitem que os especialistas supervisionem vários procedimentos simultaneamente em diferentes locais. "Podemos ter total independência na lista de tantos pacientes quanto possível. O que fizemos é pensar em soluções tecnológicas inovadoras para nos permitir fazer isso sem a presença de um ser humano em nosso hospital", disse ele. Quando as listas de espera estavam no seu pico em 2021, entre julho e setembro, o tempo médio de espera para o procedimento TAVI no Hospital Basildon era pouco mais de sete meses. Isso foi reduzido para dois meses e meio, com base nos dados mais recentes disponíveis de outubro a dezembro de 2022.

O Dr. Cook acrescentou: "A redução foi alcançada com o mesmo espaço de trabalho, mas [por meio de] melhorias nas eficiências que podemos alcançar." Os óculos de inteligência artificial também permitem que a equipe seja treinada remotamente. Com a ajuda de especialistas remotos, o hospital espera agendar quatro procedimentos por dia.

O Dr. Rohan Jagathesan, diretor médico do Essex Cardiothoracic Centre, disse: "Este novo equipamento inovador nos permite ser mais independentes e realizar mais procedimentos, o que significa que podemos tratar os pacientes mais rapidamente, já que não precisamos de um especialista para vir ao hospital."

O ECT fez outras melhorias que ajudaram a acelerar os tempos de espera, incluindo um novo scanner de tomografia computadorizada. Também terá uma nova sala cirúrgica especializada de £2,3 milhões na primavera, dobrando a capacidade atual.

A adoção dos óculos de inteligência artificial tem potencial para ser aplicada a outros procedimentos no futuro. "Para o NHS, isso abre um mundo totalmente novo de receber suporte em tempo real, receber educação e se conectar com outros centros de classe mundial."

Pioneirismo no Brasil

No Brasil, o uso da tecnologia de óculos de inteligência artificial na área da saúde tem avançado. Empresas como a ENTERPRISE Consultoria têm trabalhado em colaboração com hospitais e centros médicos para implementar esta inovação, trazendo benefícios semelhantes aos observados no Hospital Basildon.

Assim como no Reino Unido, os óculos de inteligência artificial têm sido utilizados no Brasil para conectar médicos e especialistas remotamente, permitindo o compartilhamento de informações e a colaboração em tempo real durante procedimentos médicos. Isso resulta em uma maior eficiência, redução dos tempos de espera e melhores resultados para os pacientes.

Além disso, empresas como a ENTERPRISE Consultoria estão explorando o uso de óculos de inteligência artificial em treinamento e educação médica. A capacidade de conectar especialistas em todo o mundo e compartilhar conhecimentos em tempo real tem potencial para transformar a maneira como os profissionais de saúde são treinados e atualizados sobre as últimas técnicas e tecnologias.


O uso de óculos de inteligência artificial na área da saúde é apenas um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada para melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços médicos. À medida que mais hospitais e centros médicos adotam essa inovação, é provável que vejamos uma mudança significativa na maneira como os procedimentos médicos são realizados e gerenciados, tanto no Brasil quanto no mundo. Fontes:

  • BBC News

  • ENTERPRISE Consultoria - Dispatch 4.0


bottom of page